quarta-feira, 21 de setembro de 2011

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Dicas para o ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011 acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro.

 

Do que comer e vestir a planejar como chegar até o local do exame: tudo conta para mandar bem no Enem!


Você leu muitos jornais, revistas, acompanhou o noticiário pela TV e internet, enfim, atualidade não será problema para você nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Beleza!

Você também se dedicou muito durante o ano no colégio, então cálculos, ciências e interpretação de textos estão na ponta da língua. Perfeito! Redação então, nem se fala! Será um prazer para você escrevê-la durante o exame.

Mas não é só isso que vai garantir seu sucesso no Enem 2010, sabia? Estudo, disciplina, dedicação e concentração são importantíssimos. Mas sua saúde também! Já pensou no que comer antes da prova? E sobre o local da prova, já sabe como vai chegar lá? Aliás, já pensou no que vai vestir? Fique atento, esses aparentes detalhes na verdade são essenciais para que você não se dê mal.

Confira nossas dicas do que fazer na véspera e no dia do exame!



Na véspera da prova


Energia

- Durma cedo, programe-se para conseguir dormir oito horas. Nada de balada e bate-papo no computador até de madrugada!
- Vá descansado. Não estude nem revise o conteúdo horas antes da prova. Isso só vai deixá-lo estressado e com a mente sobrecarregada.

Transporte
- Decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem onde pode parar o carro, qual ônibus pegar e programe com quanto tempo de antecedência é bom para sair de casa e ainda chegar em um bom horário antes da prova.
- É importante lembrar que no sábado e no domingo as proximidades da prova estarão com muito trânsito.

Material
- Separe a documentação necessária: cartão de confirmação de inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, CPF e carteira de identidade (RG).
- Separe as canetas esferográficas pretas, é importante levar mais de uma. Tenha em mente que a caneta tem que ter o corpo transparente.



No dia da prova


Alimentação
- Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia.

- Evite levar balas e chicletes para o exame, só vai distrair a sua atenção.

O que vestir
- Vá com roupas confortáveis.

Horário
- Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados.
- Para chegar na hora programada, é preciso prestar atenção em como irá se transportar até o local e quanto tempo isso demanda. Planeje-se! E lembre-se de deixar uma margem de tempo de folga. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Já se chegar atrasado...

Material
- Não se esqueça de levar o material que você separou na véspera!

- Lembre-se também do que você NÂO pode levar!

Acompanhe a sua inscrição pelo site


Apostilas Gratuitas para download e Vídeos
Acesse o link abaixo e encontre apostilas gratuitas de todas as disciplinas que caem no ENEM. Além das apostilas você poderá assistir a diversos vídeos com os mais diversos conteúdos. Vale à pena conferir.



Fonte:


sexta-feira, 16 de setembro de 2011


Semana do Trânsito

Viver. Viver bem. Eis o desafio maior dos humanos. A tecnologia é parceira nas conquistas, na comodidade e na superação de dificuldades. Seria impossível, por exemplo, imaginar a nossa sociedade sem as conquistas tecnológicas do transporte.
Mas viver bem vale para todos, não só para alguns. Seria possível cada um, por exemplo, ter seu carro próprio? Parece que nosso modelo, baseado no consumo, propõe isso. Queremos um desenvolvimento infinito, num planeta finito, em condições finitas.
A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, convida para um debate do qual não temos mais como fugir: como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes cidades. Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, 30 mil brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos parece não ser uma fórmula de viver bem.

Curiosidades do Trânsito

• Cerca de 60% da poluição atmosférica vem dos automóveis e as pessoas que passam o dia todo no trânsito inalam mais monóxido de carbono que um fumante.

• A frota de veículos de Salvador alcançou 697.949 unidades no último dia 30/06/10, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia - DETRAN BA. E a cidade dispõe de apenas 7.508 vagas de estacionamento. Proporcionalmente, a capital baiana tem uma vaga para ser disputada por cada grupo de 93 veículos.

• O primeiro veículo criado pelo homem foi justamente o que provocou o primeiro acidente de que se tem notícia. Foi em 1769, em Paris, quando o automóvel experimental a vapor do francês Nicolas Cugnot colidiu com uma árvore, a uma velocidade de 4 km/hora.

• O cinto de segurança foi utilizado pela primeira vez por pilotos que disputavam a corrida Paris-Marselha, na França, em 1896. Mas foi o francês Gustave Desiré Liebau que patenteou, em 1903, o cinto como conhecemos hoje.

• Um carro tcheco foi o primeiro a ser fabricado com pára-choques, em 1897. No entanto, após rodar 15 quilômetros, o acessório caiu e não foi recolocado. Por isso, as honras ficaram com o inglês F.R. Simms, que utilizou um pára-choque de borracha em seu carro, em 1905.

• Além da possibilidade de acidentes, uma avenida com trânsito intenso causa transtornos ao corpo humano. O nível de ruído ultrapassa os 100 decibéis, o que pode provocar lesões auditivas. É o mesmo barulho provocado por uma escola de samba, por exemplo.

• O primeiro Código Nacional de Trânsito foi promulgado em 28 de janeiro de 1941. Para os veículos de passeio, os limites eram: 40 km/hora, na zona urbana; 60 km/hora, nas grandes avenidas; e 80 km/hora, nas estradas de rodagem.


fonte: http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/transito/

Trânsito Não É Brincadeira



Vamos jogar?
TRÂNSITO LEGAL

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Independência do Brasil

Independência ou morte, de Pedro Américo, 1888. Museu Paulista, São Paulo.

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/independencia/






HINO NACIONAL BRASILEIRO