quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012



HISTÓRIA DO CARNAVAL

Festa popular, o carnaval ocorre em regiões católicas, mas sua origem é obscura. No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais popular do país e festejada em todo o território nacional.



Conceito e origem. O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.

O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.

A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.

Período de duração. Os dias exatos do início e fim da estação carnavalesca variam de acordo com as tradições nacionais e locais, e têm-se alterado no tempo. Assim, em Munique e na Baviera (Alemanha), ela começa na festa da Epifania, 6 de janeiro (dia dos Reis Magos), enquanto em Colônia e na Renânia, também na Alemanha, o carnaval começa às 11h11min do dia 11 de novembro (undécimo mês do ano). Na França, a celebração se restringe à terça-feira gorda e à mi-carême, quinta-feira da terceira semana da Quaresma. Nos Estados Unidos, festeja-se o carnaval principalmente de 6 de janeiro à terça-feira gorda (mardi-gras em francês, idioma dos primeiros colonizadores de Nova Orleans, na Louisiana), enquanto na Espanha a quarta-feira de cinzas se inclui no período momesco, como lembrança de uma fase em que esse dia não fazia parte da Quaresma. No Brasil, até a década de 1940, sobretudo no Rio de Janeiro, as festas pré-carnavalescas se iniciavam em outubro, na comemoração de N. Sra. da Penha, crescia durante a passagem de ano e atingia o auge nos quatro dias anteriores às Cinzas — sábado, domingo, segunda e terça-feira gorda. Hoje em dia, tanto em Recife (Pernambuco), quanto em Salvador (Bahia), o carnaval inclui a quarta-feira de cinzas e dias subseqüentes, chegando, por vezes, a incluir o sábado de Aleluia.



Fonte: Monique Cardoso (www.areliquia.com.br) Pesquisa: Professor Geraldo Lima


Carnaval do MINISTRO 2012
A nossa escola não ficou para trás. Os três turnos comemoraram o carnaval de forma bastante descontraída, acompanhados de muitas marchinhas, premiações e samba no pé. Destaque especial ao projeto "Carnaval e Arte" criado pela professora Cíntia Márcia, com apoio de todos os professores e alunos do turno noturno.

Confira algumas fotos das nossas festas:





























terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Primeira Guerra Mundial


A 1ª Guerra Mundial será trabalhada pelo professor Geraldo Lima com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Este trailer é um dos recursos utilizados para tratar o assunto.

Excelente trabalho a todos.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MOTIVAÇÃO
Volta às aulas é sempre muito bom!

E para melhorar, todos os professores de nossa escola prepararam aulas especiais nesta primeira semana. Um dos objetivos foi trabalhar MOTIVAÇÂO. O professor Geraldo Lima deixa para todos nós um pouco do que foi discutido com seus alunos.

Vale à pena conferir.

“Muitas vezes, uma simples palavra, uma simples frase, um gesto, um olhar, é o bastante para nos motivar ou desmotivar. Por isso, procure sempre estar ao lado de pessoas que possuem uma auto-estima elevada, que vivem de bem com a vida, que enfrentam suas dificuldades de cabeça erguida e não se deixam abater facilmente, pois, estas pessoas possuem uma energia muito positiva e acabam passando um pouco dessa  energia para aqueles que estão ao seu lado. Portanto, chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais.” (Flavio de Souza)

"Bom mesmo é ir à luta com  determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia... Pois, o triunfo pertence a quem se atreve a conquistá-lo" (Charles Chaplin)

SEJAM TODOS BEM-VINDOS NOVAMENTE!