HISTÓRICO DA ESCOLA



Em 1974, foi criada a Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso, pelo decreto n° 16.654 de 15 de outubro de 1974 com o nome de Escola Polivalente de Curvelo.

Em 1975, passou a se denominar Escola Estadual “Ministro Adauto Lúcio Cardoso, em homenagem a esse ilustre curvelano.

A escola foi criada para atender alunos de 5ª a 8ª séries dentro da filosofia PREMEN (Programa Expansão e Melhoria do Ensino), com 04 áreas práticas, todos com recursos totais para funcionamento.

As áreas práticas oferecidas pela Escola compreendiam cursos de interesse para o desenvolvimento econômico da comunidade curvelana que se encontrava, no período, com uma grande produção agrícola e um intenso desenvolvimento na área têxtil.

Os cursos oferecidos eram:

Práticas Agrícolas: destinado a introduzir conceitos e técnicas novas no uso do solo.

Educação Industrial: destinado a oferecer conhecimentos sobre máquinas e aparelhos de transformação.

Educação para o Lar: destinado a levar o aluno ao conhecimento racional da vida doméstica, bem como racionalizar os gastos e melhorar a vida caseira ou comercial.

Técnicas Comerciais: destinado a dar conhecimento ao aluno da vida comercial numa perspectiva ética.

A Escola foi construída à rua Riachuelo, n° 553, no bairro Curiango e pertence à rede pública estadual de ensino. Inicialmente, todos os seus professores eram treinados pela UFMG e tinham técnica em Educação Avançada.

Em 1997, a Escola Estadual “Ministro Adauto Lúcio Cardoso” passou a oferecer o curso regular de suplência de 1° e 2° graus que foi autorizado pela portaria n° 494/99.

No ano de 1999, a Escola ofereceu, além do Curso Regular Científico, o Projeto “A Caminho da Cidadania” (Ensino Médio) e o “Acertando o Passo” (Ensino Fundamental). Esses dois projetos atenderam alunos de diversas categorias, dentre eles policiais, enfermeiros e comerciantes. Porém, devido à nova política, encerrou-se em agosto de 2000.

Atualmente, a escola oferece as séries finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) Ensinos Fundamental e Médio, PAV (Programa Acelerando para Vencer), Projeto Tempo Integral, Normal Médio (Professores de Educação Infantil) e Técnico em Contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário