quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por Que Aprender Inglês?


Para uma pergunta tão simples, uma resposta mais simples ainda: para falar a língua do mundo.

Pessoas de vários países têm a necessidade – social e comercial – de trocarem informações, estabelecendo uma comunicação eficiente. Nada mais natural que, com o passar do tempo, um único idioma fosse escolhido para facilitar este processo. O Inglês é a língua comum entre os turistas do mundo todo.

É o idioma da Internet, das relações comerciais entre países, da troca de informações importantes para o desenvolvimento de negócios e de pessoas. É também um caminho para conhecermos pessoas de outras culturas e com elas trocarmos experiências, virtuais ou reais, que de outra forma jamais teríamos.

Que o Inglês se tornou uma necessidade básica em nossa vida não é mais novidade para ninguém. Pesquisas realizadas por organizações da área de Recursos Humanos confirmam: dominar este idioma pode lhe garantir um salário até 60% maior e, claro, maiores chances de ganhar uma promoção. Basta olhar os jornais e verificar quantos anúncios de empregos incluem, em suas exigências, o domínio de, pelo menos, um idioma: o Inglês. Isso sem falar nas necessidades acadêmicas (vestibular, pós-graduação, MBA etc).

O Inglês é necessário para quem deseja se qualificar como cidadão do mundo, derrubar fronteiras e fazer parte de um futuro onde todos se comunicam, trocam experiências e vivem uma nova realidade, mais moderna, eficiente, rápida e, quem sabe, solidária?


Como Estudar Inglês?


Muitos estudantes têm dificuldade em estudar inglês.

Alguns alunos simplesmente não sabem por onde começar. Gramática, tradução, conversação e interpretação são tópicos importantes no aprendizado, não só do inglês, mas também, de muitos outros idiomas.

Na verdade, é a união desses quatro temas que fará com que o aluno domine de uma certa forma a língua inglesa.

·         A gramática permitirá que o aluno comece a organizar as idéias e a construir frases.
·         A tradução fará com que o estudante memorize o vocabulário além de treinar a leitura e a escrita.
·         A conversação dará ao aluno mais confiança, além de melhorar a pronúncia.
·         Ao construir e interpretar textos, os alunos poderão aplicar todo o conhecimento da língua.

Claro que para um bom resultado é preciso que o aluno tenha realmente um interesse e empenho nos estudos.

A língua inglesa é repleta de “pegadinhas” e gírias e existem dicionários especializados para a compreensão do idioma. Na internet, esses dicionários somente de gírias e expressões urbanas são conhecidos como “Slang Dictionaries” e são de extrema importância para o conhecimento geral da língua. Para quem trabalha com tradução, esses dicionários (virtuais ou não) são essenciais para o sucesso no trabalho.

Fora as gírias e expressões, a gramática inglesa também possui um grande número de palavras que nos confundem na hora de aprender. Como por exemplo, podemos citar os chamados False Friends (palavras que nos confundem quanto à tradução, pois parecem uma coisa, mas são outra).

Ex: “Parents” não é “parentes”, e sim “pais”.
       My parents: meus pais.

Outros exemplos
- Actually: realmente
- Contest: concurso
- Fabric: tecido
- Support: apoiar
- Realize: compreender
- Pretend: fingir

Outro ponto importante é o estudo das famosas phrasal verbs, que são preposições que se unem a verbos para formar um significado.
- To look after: cuidar
- To make believe: fingir
- To put by: desviar
- To look forward to: esperar ansiosamente
- To come about: acontecer

Assim como os slang dictionaries, existem um número grande de dicionários virtuais somente de phrasal verbs.

Claro que qualquer aprendizado lento, mas aos poucos o aluno dedicado começará a se familiarizar com a língua inglesa (ou com qualquer outro assunto que lhe interesse) e ficará mais confiante e como conseqüência vai querer aprender cada vez mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário